A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Cachoeira do Sul, deflagrou na manhã desta quinta-feira (8) a Operação Locomotiva, com o objetivo de combater crimes de tráfico de drogas e desarticular uma organização criminosa atuante no Beco dos Trilhos, em Cachoeira do Sul.
Ao todo, foram cumpridas 36 ordens judiciais, entre mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão, resultado das investigações conduzidas desde 2023. Até o momento, 13 pessoas foram presas. Quatro delas que já estavam no sistema prisional e as prisões preventivas apenas foram comunicadas à Polícia Penal. Entre as prisões realizadas nesta manhã, oito ocorreram em Cachoeira do Sul e uma em Alvorada. Drogas e telefones celulares também foram apreendidos durante a ação. Como as diligências ainda estão em andamento no decorrer da manhã, ainda não foi possível apurar as identidades dos presos.
O delegado Rodrigo Marquadt da Silveira destacou a importância da operação: “Dentre os alvos da operação estão o líder da organização, seus gerentes e demais traficantes responsáveis pela comercialização de drogas no Beco dos Trilhos. No decorrer das investigações, nove pessoas já haviam sido presas em flagrante por tráfico de drogas”, explicou.
A operação mobilizou cerca de 90 policiais civis de diferentes regiões do estado, contando com o apoio de agentes da 3ª, 16ª e 17ª Regiões Policiais, além da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Alvorada.