Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Cemitério Jardim da Paz vira depósito de material para obras 2it4p

Material depositado no Jardim da Paz vem de governos anteriores e continua no local em 2025 / Fotos e vídeo: Cacau Moraes

Material depositado no Jardim da Paz vem de governos anteriores e continua no local em 2025 / Fotos e vídeo: Cacau Moraes 6v2y1b

 

O Cemitério Jardim da Paz, em Cachoeira do Sul, localizado na zona norte da cidade, além do matagal em grande parte de sua área, está transformado em um depósito municipal. Por lá, quem percorrer as dependências do campo santo vai encontrar uma quantidade considerável de blocos de concreto para pavimentação (Pavi-S), tubos – utilizados em canalização de ruas – terra e areia.

Na verdade, o depósito existente no Jardim da Paz não é de agora. Governos ados, ao invés de construir novas carneiras – há falta de espaço no outro cemitério, o Municipal – resolveram aproveitar a área do Jardim da Paz para depositar material. A justificativa é que o local facilita o o das empresas contratadas para obras.

Construção de carneiras no Cemitério Jardim da Paz sem projeto 5vd2d

Governos anteriores iniciaram a construção de carneiras no Jardim da Paz mesmo sem um projeto específico. Em outra área – ao lado de um prédio que foi construída para ser capela velatória – o governo ado iniciou a construção de mais uma etapa de carneiras, também de maneira aleatória. O resultado: o cemitério tem pontos com carneiras distante um do outro.

Além disso, seguidamente são registradas reclamações de que na área onde estão os túmulos, existe muita umidade. Até porque, este local possui nível mais baixo em relação à área total do Jardim da Paz.

Existe de parte do atual governo, segundo a Secretaria de Infraestrutura Urbana, a ideia realizar uma limpeza no cemitério. Não está descartado, por exemplo, isolar um espaço – devidamente cercado – para aí sim ser criado um grande depósito de material para obras.

FALTA DE ESPAÇO NOS CEMITÉRIOS É ANTIGA

A falta de espaço nos cemitérios municipais não é de agora. Entra governo, sai governo e o tema sempre continua em debate. No Cemitério Municipal não há mais espaço, mas o Jardim da Paz onde está o depósito da Prefeitura, existe uma extensa área que poderia ser aproveitada para a construção de carneiras.

INVESTIMENTO PARA CONSTRUÇÃO DE NOVAS CARNEIRAS

Em março, a Prefeitura publicou uma informação ressaltando o seguinte:

– Após a falta de locais para sepultamento nos cemitérios municipais de Cachoeira do Sul gerar preocupação entre os moradores, a Prefeitura anuncia um investimento de R$ 425 mil para a construção de novas carneiras. O recurso utilizado tem origem na venda da folha de pagamento do funcionalismo público ao Banrisul.

– A medida busca solucionar o problema da superlotação e garantir espaço adequado para os sepultamentos. A destinação dos valores foi oficializada pelo prefeito Leandro Balardin, que destacou a urgência da ampliação.

– A istração municipal ainda não divulgou um cronograma detalhado para o início das obras, mas a expectativa é de que os novos espaços fiquem disponíveis em breve.

Sair da versão mobile