Diante do alarmante aumento da violência contra a mulher no Rio Grande do Sul, o deputado Airton Lima (Podemos) vem ampliando a atuação no combate ao feminicídio. A urgência do tema ficou ainda mais evidente com o número de ocorrências no decorrer do ano, expondo a gravidade da situação.
No final de março, o parlamentar promoveu uma audiência pública na Assembleia Legislativa que reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir soluções urgentes para a crise de segurança enfrentada pelas mulheres gaúchas. “Não podemos mais aceitar que mulheres continuem sendo vítimas do descaso, da burocracia e da falta de estrutura. É preciso unir esforços, partidos e instituições para salvar vidas”, declarou Airton Lima em entrevista ao programa Vale Informação – da Rádio Vale FM 99.1 -, na manhã desta segunda-feira (19).
Para abordar o tema, o assessor do deputado, o ex-vereador e ex-vice-prefeito de Cachoeira do Sul, Cleber Cardoso, também participou do programa.
Confira:
Em continuidade ao movimento, o deputado promove, junto à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, uma série de audiências públicas no interior do estado. As mais recentes foram realizadas em Santana do Livramento, em abril; e Santo Ângelo, na sexta-feira (16). Já as próximas serão em Rio Pardo (29) e Quaraí (13 de junho).
O objetivo é ouvir as comunidades locais, ampliar a escuta das vítimas e articular medidas de proteção em parceria com o Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Judiciário e as forças de segurança.