A executiva nacional do PSDB autorizou o avanço das negociações para uma fusão com o Podemos. Os dirigentes também decidiram convocar uma convenção nacional, marcada para 5 de junho, para confirmar o arranjo. A fusão, que também terá de ser aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dará origem a um novo partido. Inicialmente chamado de “PSDB+Podemos”, a nova sigla deverá ser “Centro Democrático”, conforme o presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, Magaiver Dias (PSDB), explanou em entrevista ao programa Vale Informação – da Rádio Vale FM 99.1 -, na manhã desta terça-feira (27):
A migração do governador Eduardo Leite do PSDB para o PSD também esteve em pauta na entrevista. Ao ser questionado sobre sua posição a respeito, Magaiver foi taxativo ao dizer que permanece no ninho tucano e que pretende disputar a deputado estadual nas próximas eleições:
A expectativa de dirigentes dos partidos é que o Podemos também convoque uma convenção para junho. As legendas apenas poderão dar entrada no registro do novo partido, junto ao TSE, depois das etapas cumpridas.
Na convenção nacional, podem votar: membros do diretório nacional, delegados estaduais e integrantes do partido no Congresso Nacional.