Foi confirmado o primeiro caso de dengue neste ano, em Paraíso do Sul. Trata-se de uma paciente de 40 anos, do sexo feminino, moradora da sede do Município e que vem sendo monitorada pela Vigilância em Saúde. A mulher apresentou os principais sintomas da doença, quando foi submetida ao teste e positivou. Segundo a equipe da Saúde, seu quadro de saúde é estável. De acordo com a secretária de Saúde, Ingrid Pfeifer, mesmo com a confirmação do caso, a situação do Município é considerada estável, reflexo de ações desenvolvidas pela pasta juntamente com as agentes de saúde e endemias.
Ingrid destaca também que a paciente tem histórico de viagem recente. Desta forma, o caso pode ser considerado importado – quando a pessoa foi infectada fora da região onde reside e posteriormente se apresentou com sintomas na sua área de residência. Mediante a confirmação, a gestora alerta a população sobre a importância dos cuidados de prevenção contra a dengue através de medidas para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos.
A secretária reforça à comunidade que fique atenta aos sinais e sintomas da dengue, como febre, dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. “O aparecimento de manchas vermelhas, sangramentos, dor abdominal intensa e vômitos persistentes indicam sinal de alarme para dengue hemorrágica”, enfatiza.
Em qualquer sinal ou sintoma, é recomendado que o paciente procure imediatamente o serviço de saúde.
Mais informações no WhatsApp (55) 3262-1033.