Limpeza urbana: vereadores denunciam atraso nos pagamentos 152e2s

Por
Limpeza urbana: vereadores denunciam atraso nos pagamentos
POLÍTICA
26 de maio de 2025 - Mariana Carlos / Crédito: OC

 

A sessão da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul desta segunda-feira (26) foi marcada por um intenso debate em torno da empresa Polimata Construtora e Serviços Ambientais, responsável pela limpeza urbana do Município. A discussão foi levantada pela vereadora Mariana Carlos (PT), que usou seu tempo na tribuna para denunciar que funcionários da empresa estariam trabalhando sem receber salários, mesmo prestando serviço regularmente à Prefeitura.

Segundo Mariana, os dados que obteve no Portal da Transparência do Município indicavam que os últimos pagamentos feitos à empresa haviam sido referentes ao mês de março, com liquidações em 19 de março e 5 de maio. A vereadora afirmou estar “estarrecida” com a situação e criticou a gestão do prefeito Leandro Balardin, especialmente por conta das gravações semanais feitas pelo próprio chefe do Executivo, que costuma divulgar vídeos de fiscalização da limpeza urbana nas redes sociais.

 

“Essas pessoas estão trabalhando sem receber… estão às 6 da manhã varrendo, limpando, para o prefeito chegar e fazer videozinho de inspeção. É fácil acordar às 6 da manhã quando o cenário já está todo pronto para ir lá e ganhar mídia na rede social” 10374p

vereadora Mariana Carlos

 

A vereadora ainda alertou para o clima de medo entre os trabalhadores que – segundo ela – evitam falar sobre a situação com receio de represálias e até demissões.

 

 

Aparte de Magaiver Dias 226l70

Durante a fala de Mariana, o vereador Magaiver Dias (PSDB) pediu aparte e trouxe outra versão dos fatos. Segundo o parlamentar, a Prefeitura estaria em dia com os rees, mas a empresa não estaria realizando o pagamento aos funcionários. O vereador afirmou ter presenciado ligações do procurador do Município, Bruno Müller, ao proprietário da Polimata, que, segundo ele, não respondeu às tentativas de contato.

 

“A informação que eu tenho, inclusive por estar ao lado do prefeito, é de que o salário está sendo pago pela Prefeitura, e o proprietário da empresa é quem não está reando. O procurador tentou contato e não foi respondido” 203l52

vereador Magaiver Dias

 

Pronunciamento de Ryan Rosa 48n3l

O vereador Ryan Rosa (PT) também usou a tribuna para reforçar as críticas à falta de comunicação oficial da Prefeitura sobre o caso. Segundo ele, é inissível que a população só tome conhecimento de problemas como esse por meio da oposição.

 

“Governar é fazer escolhas. E quem é tão bom de comunicação, como é o prefeito, deveria ter comunicado isso à sociedade. Se o governo sabia que a empresa não estava reando os pagamentos, por que não comunicou?” 2w7048

vereador Ryan Rosa

 

Com o tempo de liderança, Mariana Carlos voltou à tribuna para reforçar seu posicionamento e traçar um paralelo entre o episódio e outras crises recentes enfrentadas pelo governo Balardin. Para a vereadora, há um padrão na forma como a Prefeitura responde às denúncias, com versões conflitantes e ausência de articulação com os trabalhadores afetados. “Em todos os conflitos — FADI, casinhas, defesa civil, reajuste de servidores, DM — a corda sempre estoura no lado mais fraco, o do trabalhador. Governar é gerir conflitos, não é só fazer vídeo às seis da manhã”, concluiu Mariana, fazendo críticas também ao governo estadual de Eduardo Leite, por usar tragédias e sofrimento em sua comunicação política.

 

Fala de Sérgio Quoos e aparte de Gilmar Dutra 355zh

Na sequência, o líder do governo na Câmara, vereador Sérgio Quoos (PSDB), tratou novamente do tema e confirmou que a empresa Polimata enfrenta problemas fiscais e foi notificada no dia 16 de maio. Quoos reiterou que, por se tratar de uma empresa terceirizada, a responsabilidade legal pelos funcionários é da própria empresa, e não do Executivo. “Eles são responsáveis pelos seus funcionários. O último pagamento da Prefeitura foi feito no dia 5 de maio, conforme contrato. Mas a empresa, infelizmente, notificou aviso prévio e está prestes a encerrar suas atividades”, afirmou o vereador, acrescentando que a istração está tomando precauções jurídicas para evitar prejuízos aos trabalhadores.

Durante sua fala, Quoos concedeu aparte ao vereador Gilmar Dutra (Republicanos), que lamentou a situação e alertou que, em casos semelhantes, a Justiça costuma responsabilizar também a Prefeitura pelas obrigações trabalhistas. “Já trabalhei para empresa terceirizada. Quando ela não tem competência para pagar, entra na Justiça e acaba que a Prefeitura tem que pagar também. Provavelmente vai acontecer isso de novo”, opinou Dutra.

 

Apuração de OCorreio 34r3n

A equipe de jornalismo do OCorreio investigou as alegações feitas pelos vereadores. Apurações do jornalista Ronaldo Tonet indicam que não existem pendências de pagamento por parte da Prefeitura de Cachoeira do Sul com a empresa Polimata até a data desta segunda-feira (26), segundo os dados mais recentes do Portal da Transparência. Isso indica que os pagamentos municipais estão atualizados, corroborando a versão apresentada pelos vereadores da base aliada do governo.

Portal OCorreio | Rua 15 de Novembro, 884 CEP: 96508-751 | Cachoeira do Sul - RS | (51) 3724-0300