Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Novas unidades do IFRS: vereadora tenta incluir Cachoeira do Sul 4y2q1p

Mariana Carlos / Crédito: Ass. Com.

Mariana Carlos / Crédito: Ass. Com. 134f3l

 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) recebeu terrenos para novas unidades. Apesar da mobilização em Cachoeira do Sul pela instalação (meados de 2023), o Município está de fora da lista.

Os campi – incluindo IFSul e IFFar – são implantados Caçapava do Sul, Porto Alegre, Gramado, São Leopoldo e São Luiz Gonzaga. Na última semana, o IFRS recebeu terrenos em Gramado e Porto Alegre. Ainda em 2024, o Governo Federal anunciou um plano de expansão dos institutos federais – dentro dos investimentos do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

A promessa inicial era da inaguralçao de 100 campi até 2026. No Estado, são cinco novas unidades, com a expectativa das obras seguindo até 2027. Ao todo, são 42 unidades no Rio Grande do Sul.

Na busca de ainda incluir Cachoeira do Sul na lista de municípios que receberão unidades do IFRS, a vereadora Mariana Carlos (PT) está em Brasília, onde pretende realizar tratativas em prol da demanda cachoeirense. Em entrevista ao programa Vale Informação – da Rádio Vale FM 99.1 -, na manhã desta terça-feira (6), a parlamentar abordou a pauta:

 

 

O início das atividades nos novos IFs ainda depende do andamento das obras e do Ministério da Educação (MEC).

Em Caçapava do Sul, a expectativa é que as obras estejam concluídas em 2026, com investimento de R$ 15 milhões no campus – em uma área de 50 hectares doada pela Prefeitura.

Sair da versão mobile