A secretária municipal da saúde, Camila Nunes Barreto, participou do Vale Informação – da Rádio Vale FM 99.1 -, na manhã desta sexta-feira (9). Em pauta, a vacina em adolescentes e jovens contra o HPV, o novo edital do programa Mais Médicos e o Dia D contra a Dengue. Confira:
Saiba mais 61q3y
O governo federal inscreveu até esta quinta-feira (8) os profissionais interessados em atuar no Programa Mais Médicos 2025. Publicado na última semana, o edital oferece 3.174 vagas, seis das quais poderão ser disponibilizadas à Cachoeira do Sul. A oferta considera o cenário atual de distribuição de profissionais no país, segundo a Demografia Médica 2025. A prioridade do Mais Médicos é atender as regiões de maior vulnerabilidade social e com menor número de profissionais. As vagas contemplam, em sua maioria, regiões vulneráveis de municípios de pequeno porte (75,1%), médio porte (11,1%) e grande porte (13,8%).
A Secretaria Municipal da Saúde já havia formalizado a adesão à nova fase do programa ainda no mês de março. Atualmente, a SMS conta em seu quadro funcional com 11 profissionais através do Mais Médicos e vê neste reforço com as novas vagas a oportunidade de atender às demandas prioritárias da rede de atenção primária, que sofre com a falta de médicos. “Uma vez conquistados estes novos seis servidores, o retorno direto será a ampliação da capacidade de atendimento à nossa população”, planeja a secretária municipal da saúde, Camila Nunes Barreto. O cronograma do edital prevê para 18 de julho a publicação final dos selecionados, com capacitação e homologação dos contratados programadas para início de setembro.
Para Cachoeira do Sul, a previsão é pela contratação de mais seis profissionais.
Saúde 2x1i2o
Atendendo uma recomendação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal da Saúde deflagrou uma ação de resgate a adolescentes e jovens de 15 anos a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano), essencial na prevenção de cânceres do colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe. O HPV é um vírus que afeta a pele e as mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Existem mais de 200 tipos de HPV, alguns dos quais podem causar verrugas genitais e outros podem ser responsáveis por lesões pré-cancerosas e câncer. Segundo o setor de Imunizações da SMS, o imunizante é oferecido em dose única com aplicação recomendada entre nove e 14 anos de idade.
A estratégia visa oferecer uma nova chance de proteção às crianças e adolescentes que perderam o prazo original de vacinação. Em Cachoeira do Sul, estima a Diretoria de Vigilâncias em Saúde (DVS), 2.223 meninas e meninos nesta faixa etária estão habilitados a receber o imunizante, sendo 552 pacientes do sexo feminino e outros 1.671 pacientes do sexo masculino. Os usuários em questão devem procurar qualquer uma das oito salas de vacinas da rede municipal no horário regular ou as salas de vacinas das EAP Central ou EAP Centro Social Urbano no horário estendido, munidos da carteira de vacinação e documento com F. A estratégia nacional é temporária e poderá ser ada até 31 de julho.
RESGATE AOS NÃO VACINADOS PARA HPV
Público – Adolescentes e jovens entre 15 e 19 anos, de ambos os sexos, que ainda não tenham recebido a dose indicada
Prazo – até 31/07
Horários e locais no expediente regular:
EAP Central, EAP Centro Social Urbano, EAP Marina, ESF Quinta da Boa Vista, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Ponche Verde e ESF Barcelos
7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min, segundas às sextas-feiras.
Horários e locais no turno estendido:
EAP Central (esquina das ruas Conde de Porto Alegre e XV de Novembro) e Centro Social Urbano (Rua Leopoldo Souza, 1448 – Bairro Santa Helena), 17 horas às 21 horas, de segunda-feira até sexta-feira.
Dia D 2158
Será neste sábado (10), o Dia D de mobilização contra a gripe com oito unidades vacinando das 8 horas às 17 horas (sem fechar ao meio-dia) no perímetro urbano e mais quatro roteiros itinerantes pelo interior de Cachoeira do Sul. Um nono ponto de imunização, que será instalado na Praça José Bonifácio – junto ao Bar América – sediará também mais uma ação preventiva à dengue na área central, com orientações práticas fornecidas e material impresso sendo entregue a pedestres e motoristas pelos profissionais da saúde. A meta da istração Municipal é proteger a população cachoeirense do agravamento das infecções respiratórias, muito comum nos meses de frio que se aproximam, e ainda alertar com mais veemência os cachoeirenses acerca dos riscos que envolvem a contaminação pela dengue, que já motivou dois óbitos entre o público idoso em 2025.
Nas salas de vacinação da rede básica, os usuários terão o a todas as vacinas do calendário nacional de vacinação, bastando comparecer munidos da carteira de vacinação e documento com F. No interior e no ponto junto ao antigo Bar América, entretanto, haverá somente as doses contra a influenza. A partir deste ano, crianças (entre seis meses e cinco anos de idade), gestantes e idosos a partir dos 60 anos am a integrar o calendário nacional de rotina, com oferta da vacina ao longo de todo o ano. Além destes, está habilitado a receber as doses da gripe o público-alvo da estratégia que é definido pelo Ministério da Saúde, formado também por puérperas, profissionais da saúde e educação, pessoas com deficiência permanente, doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade.
QUATRO ROTEIROS DE VACINAÇÃO NO INTERIOR
Enquanto desenvolve o Dia D de mobilização contra a influenza em nove pontos da zona urbana da cidade, a Secretaria Municipal da Saúde também se fará presente no interior com quatro diferentes roteiros ao longo do próximo sábado, percorrendo as localidades de Rincão dos Kasper, Sanga Funda, Irapuazinho, Piquiri, Posto Shell, Vila Carraro, Vila Vargas, entre outros pontos de vacinação.
DIA D NESTE SÁBADO
10/05 – 8 horas às 17 horas
Salas de vacinas da rede municipal: EAP Central, EAP Centro Social Urbano, EAP Marina, ESF Quinta da Boa Vista, ESF Carvalho, ESF Noêmia, ESF Ponche Verde e ESF Barcelos (todas as vacinas do calendário de rotina)
Ponto de imunização no Bar América – Praça José Bonifácio, 8 horas às 17 horas
(Vacinação contra a gripe e ação preventiva à dengue)
Cronograma da vacinação pelo interior – 8 horas às 17 horas
(Vacinação contra a gripe)
ROTEIRO 1
09h30 – Quilombo São Sebastião/Irapuazinho
ROTEIRO 2
8 horas às 11h30 – Rincão dos Kasper
13h30 às 16h30 – Associação da Comunidade da Santa Funda
ROTEIRO 3 – Palmas e Cerro dos Peixotos
9 horas – Comunidade Vila Lobos
10 horas – Costa do Piquiri
11h30 – Posto Shell
13h30 – Igreja Evangélica Quadrangular, próximo à esquina do Timóteo
14h30 – José de Anchieta
15h30 – Escola Pio XII
ROTEIRO 4
8h30 – Armazém da Leci Comunidade Santa Ana
9h30 às 10 horas – São José Operário e Vila Carraro
11 horas às 11h30 – Teonas Leivas
14 horas às 15 horas – Vila Vargas