A única casa projetada pelo lendário arquiteto Oscar Niemeyer nos Estados Unidos está à venda pela bagatela de 19,9 milhões de dólares, convertido para nossa moeda, este valor gira em torno de R$ 113 milhões. Apesar de maravilhosa, a casa desenhada pelo brasileiro tem uma história conturbada ligada ao seu planejamento, já que o arquiteto nem mesmo podia pisar em solo americano, enquanto a projetava; entenda.
Arquiteto brasileiro teve o visto americano negado enquanto projetava Strick House 4q6r49
A história de Oscar Niemeyer ligada à construção da Strick House, que é localizada na cidade de Santa Mônica, Califórnia, é um tanto caótica. Em 1964, enquanto estava sendo projetada, os Estados Unidos da América avam por um forte período de repressão ao comunismo, o Macarthismo. Essa campanha agressiva, tinha como alvo justamente os suspeitos de comunismo no seu país, como também a influência dos seus ideais.
Mesmo que o arquiteto brasileiro já fosse famoso por ter planejado a capital do Brasil (Brasília) e também a sede das Nações Unidas em Nova Iorque, ele teve seu visto negado nos Estados Unidos. Isto ocorreu por ele ter ligações com o comunismo, já que era filiado ao partido comunista brasileiro.
Devido a este ápice da perseguição contra o comunismo em solo americano durante a Guerra Fria, Oscar Niemeyer teve que terminar a obra através de procuração. Ele contou com o apoio de arquitetos locais para o término da casa, vale lembrar que ele foi escolhido para projetar a casa pelo cineasta, Joseph Strick e sua esposa, a escritora Anne Strick, o que também origina o nome da icônica residência.
O cineasta americano inclusive ganhou o Oscar de melhor documentário de curta-metragem em 1971 por sua obra “Interviews with My Lai Veterans”, que conta a história de crimes realizados por militares americanos durante a Guerra do Vietnã. Apesar do contexto, após a obra ser concluída o casal se separou e quem ficou morando na casa de arquitetura modernista, foi Anne Strick. Após alguns anos, ela vendeu o imóvel e continuou residindo ali pagando aluguel.
Casa ou por grande reforma nos anos 2000 após ser quase demolida 1y4px
Deixando o histórico peculiar da casa para trás, foi até pensado em demolí-la durante os anos 2000, quando foi adquirida por uma incorporadora. Porém devido a mobilização de ativistas a casa foi impedida de ser derrubada, já que muitos já a visitavam com o intuito de estudá-la, como aspirantes a arquitetos entre outros profissionais.
Inclusive, toda arquitetura e decoração, legado de Oscar Niemeyer, é inspiração para vários projetistas atualmente, que usam seus conceitos em modernas ferramentas baseadas em IA, que criam projetos inteligentes de decoração de interiores, entre outros objetivos. Aliás esta referência de casa não se perdeu, já em 2003 ela foi comprada pelo casal de restauradores e colecionadores de arquitetura modernista Michael e Gabrielle Boyd.
O casal reformou por completo a casa que tinha a piscina vazia, não possuía mais seu jardim e nem mesmo móveis, entretanto não mexeram na estrutura marcante da casa desenhada pelo brasileiro. Inclusive Michael Boyd, afirmou ao Wall Street Journal que “Foi mais uma restauração de obra de arte do que reforma de casa…”, devido a todo tratamento dado à casa de arquitetura modernista.
O casal que comprou a casa por cerca de US$ 3,5 milhões em 2003 espera lucrar bastante com a sua venda, já que está aproveitando o mercado de imóveis aquecido como se encontra atualmente. O preço médio de imóveis nesta região aumentou em 15,7% no último ano, segundo o jornal financeiro local.
Tendo falecido aos 104 anos de idade, o arquiteto brasileiro nunca visitou a casa depois de sua reforma, porém a casa teve seus acabamentos completamente refeitos, carpetes trocados por pisos de madeira, como também ganhou eletrodomésticos modernos. Isso tudo sem deixar o clima histórico para trás, o casal comprou um jogo de cadeiras desenhado por Oscar Niemeyer para o Partido Comunista Francês para integrar a obra.
Casa de arquitetura modernista conta com 480 m² de área construída 5t5m5l
Para os afortunados interessados em adquirir este imóvel, a Strick House é localizada em uma região costeira muito valorizada dos Estados Unidos, contando com um terreno de 2400 m². A casa em si realmente é bem grande, já que conta com incríveis 480 m², entre as áreas estão uma grande biblioteca, uma esplendorosa sala de estar toda em vidro, junto a 4 suítes com vista para a piscina e jardins da residência.
Para os brasileiros se sentirem em casa, os jardins da casa são repletos de coqueiros e um clima de praia. Além das plantas tropicais, o jardim também teve inspiração no trabalho do paisagista brasileiro Roberto Burle Marx. Dada todas suas características históricas, atualmente ela é tombada pelo município e pertence ao Mills Act, recebendo incentivos fiscais.
Casa projetada por Oscar Niemeyer
Os elementos únicos da casa inclusive foram salientados por Aaron Kirman, que juntamente a Dalton Gomez são os representantes da imobiliária que faz a venda do imóvel com exclusividade:
“É uma cápsula do tempo e de cultura. Encontrá-la disponível em Santa Monica, um dos endereços mais desejados no país, é mais do que raro, é histórico…” -disse Kirman. A casa atualmente está à venda por representantes da Christie’s Real State, imobiliária especializada na venda de casas de luxo.